DESENVOLVIMENTO DE CRITÉRIOS DE USABIDADE PARA CONTEÚDO DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA JOVENS PROGRAMADORES

Autores

  • Samara Ahyeska Alves Ferreira IFTM- campus Patrocínio
  • Cintia Carvalho Oliveira

Resumo

­­­­­­Hoje, com a utilização cada vez mais ampla de tecnologias de informação é importante definir critérios de usabilidade para utilização e criação de ambientes computacionais para a geração mais nova de programadores, com base no uso das heurísticas de Nielsen, Shneiderman e Normann. O desenvolvimento de ambientes e materiais didáticos para o aprendizado de lógica de programação para os jovens se beneficia ao seguir os parâmetros de usabilidade, acessibilidade, facilidade e a constância de uso. O projeto desenvolveu critérios que ajudam os jovens com conteúdo de programação, visando facilitar e simplificar o aprendizado para que o torne compreensível para os jovens.

Pesquisa fundamentada em 3 artigos científicos dos quais foram extraídas informações relevantes para o desenvolvimento de uma comparação de softwares voltados para a programação. Nos artigos foram encontradas algumas heurísticas adaptadas para o uso em softwares educativos. Além do apoio em artigos científicos, foram escolhidos 4 aplicativos e um site para fazer análises de duas funções, assim foram identificadas as heurísticas visíveis e o que os softwares têm em comum.

após inspeções foram encontradas compatibilidades com um artigo que declara que softwares para jovens (6 a 12 anos) têm que possuir: Facilidade de uso, design de tela, motivação, entretenimento, uso lúdico, esforço cognitivo, sentido lógico, aprendizado orientado a um objeto, flexibilidade e disponibilidade de acesso.

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Publicado

02-08-2023

Edição

Seção

Resumo Expandido - Categoria Pesquisa