Teorias de gênero e a produção cultural contemporânea
Resumo
Na contemporaneidade, os debates sobre as identidades, sejam elas de raça, de gênero, de classe, têm ganhado crescente influência na cena pública, difundindo-se por reflexões de autores do campo da sociologia, da filosofia, da psicanálise e da arte. Essa discussão torna-se possível a partir de perspectivas teóricas que observam os movimentos de descentramento do sujeito com a consequente fragmentação das identidades. Consequentemente, nem um nem outro poderiam ser vistos como essências imutáveis, de maneira que as identidades passam a ser vistas como construções sociais e históricas, submetidas a esquemas de poder específicos. Tendo-se esse panorama em mente, a presente pesquisa propõe a análise das teorias de gênero em sua relação com as produções culturais contemporâneas, partindo da hipótese de que a arte pode atuar na construção e desconstrução das identidades. Assim, as produções culturais poderiam ser vistas como gestos de afirmação da alteridade, a partir do momento em que trabalham com a construção de imagens múltiplas do feminino, participando do embate político pela emancipação. Para tanto, realiza-se a análise e o embate de conceitos advindos dos campos da filosofia e da sociologia, de modo a possibilitar a interseção de suas análises teóricas com o campo da teoria/crítica da literatura e da arte.